O desenvolvimento de métodos analíticos constitui o eixo central de diversos processos em P&D e possui fundamental importância para o controle de qualidade nas indústrias farmacêuticas, químicas, de cosméticos e alimentos.

Os estudos nesta área requerem o conhecimento de características físico-químicas do analito, desenvolvimento do processo de extração a partir da matriz, bem como uso de técnica cromatográfica adequada às substâncias que serão analisadas, entre outros parâmetros a serem ajustados. A indústria farmacêutica muita vezes compartilha suas eventuais dificuldades inerentes ao desenvolvimento de métodos analíticos com empresas que possam oferecer soluções eficazes para estes problemas.

Fundamentada nos conceitos e aplicações de química orgânica e analítica, a Lychnoflora busca traduzir o conhecimento dessas áreas em soluções analíticas que atendam necessidades específicas relacionadas ao desenvolvimento e validação de métodos analíticos nas indústrias. Além de equipe qualificada, a empresa dispõe de alta tecnologia e experiência nas diversas técnicas cromatográficas, o que permite a análise de diversas matrizes. Dessa forma a empresa apresenta as seguintes soluções em análises cromatográficas:

  • Análises de insumos farmacêuticos (fármacos e excipientes) e produtos acabados, como medicamentos e cosméticos, suplementos alimentares, entre outras, por cromatografia líquida (LC-DAD, LC-UV e LC-MS/MS) e cromatografia em fase gasosa (CG-FID e CG-MS).
  • Desenvolvimento de métodos para validação de limpeza, uma demanda comumente apresentada por indústrias farmoquímicas produtoras de insumos farmacêuticos e que necessitam atender os requisitos da legislação vigente. 

 

3